O programa “Cuiabá Mais Leve” terá início em outubro e oferecerá Mounjaro gratuitamente a pessoas com obesidade mórbida.
A vereadora Michelly Alencar (UB) anunciou, nesta terça-feira (10), a data de lançamento do programa “Cuiabá Mais Leve”, que será oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Esporte de Cuiabá.
O programa, que terá início em 4 de outubro, oferecerá gratuitamente a aplicação do medicamento Mounjaro e contará com atividades físicas voltadas para pessoas com obesidade tipo 3, a forma mais grave da doença.
“Já temos a data e a regulamentação de como o programa vai funcionar. Será uma parceria entre saúde e esporte: a minha emenda vai custear o medicamento, e o esporte vai coordenar as atividades físicas”, explicou Michelly.
Na primeira fase, serão selecionadas 150 a 200 pessoas, que passarão por triagem e realizarão um mês de exercícios antes de iniciar o tratamento com Mounjaro. O programa terá duração total de sete meses, sendo um mês de atividade física e seis meses de aplicação do medicamento.
Michelly, idealizadora do projeto, destinou R$ 1,5 milhão em emenda parlamentar para a compra do medicamento. A seleção dos participantes ocorrerá no dia do lançamento, e posteriormente serão criados quatro polos para facilitar o acesso aos atendimentos.
“O acompanhamento será personalizado, com circuitos de exercícios específicos para o público-alvo e supervisão de profissionais da Secretaria de Esporte. O investimento no medicamento é de R$ 1,2 milhão, e a estrutura contará com profissionais já distribuídos nas secretarias e unidades escolares”, detalhou a vereadora.