NOTÍCIAS
DESCARTE CORRETO
10-09-2025 | 15:28hs
Comissão discute descarte de resíduos sólidos com representantes de cervejarias e indústrias de vidro

Vereadores destacam responsabilidade coletiva para o reaproveitamento do material, 100% reciclável

Política

Redação com Assessoria

Foto: Secom/Câmara

A Comissão de Meio Ambiente e Urbanismo (CMU) da Câmara Municipal de Cuiabá recebeu, na manhã desta quarta-feira (10), representantes do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) e Circula Vidro - entidade gestora de vidro que representa as associações do setor de embalagens de vidro, a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (ABIVIDRO), Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE) e a própria Sindicerv.


Na reunião foram debatidas medidas para o controle do descarte correto dos resíduos sólidos, produzidos por grandes empresas do setor de bebidas na capital. O encontro teve como objetivo esclarecer para a população sobre a destinação correta deste tipo de material e discutir ações conjuntas para reduzir os impactos negativos ao meio ambiente.


A presidente da comissão, vereadora Drª Mara (Podemos), pontuou que o diálogo trouxe novas percepções sobre o tema.


"Foi muito interessante, porque a gente tinha uma visão totalmente diferente de como era feito esse descarte e reaproveitamento. A cervejaria está fazendo a parte dela, mas os 19% descartados de forma incorreta acabam sendo responsabilidade da população. Por isso, vamos propor campanhas de conscientização e também uma audiência pública para ampliar o debate com a sociedade, o setor industrial e os ativistas ambientais”, enfatizou a parlamentar.


O representante da Círculo Vidro, Alexandre Macário, destacou a importância da responsabilidade compartilhada entre consumidores, empresas, poder público e cooperativas para garantir o reaproveitamento desse material, que é 100% reciclável. Para ele, as soluções relacionadas ao descarte de garrafas long necks e outros resíduos de vidro devem ser debatidas com frequência.


Macário ainda reforçou que a reciclagem do vidro depende da participação de toda a sociedade. “Responsabilidade compartilhada traz prosperidade coletiva. O consumidor precisa fazer escolhas conscientes e separar corretamente o vidro, mas também é necessário o apoio da coleta seletiva e a conscientização dos grandes geradores, como bares, restaurantes e hotéis. O vidro não pode se misturar com outros resíduos, pois isso inviabiliza o processo de reciclagem. A Círculo Vidro atua conectando cooperativas, transportadores e o setor varejista para que esse material chegue até a fábrica e volte a ser matéria-prima”, finalizou.


Participaram do encontro os vereadores Mário Nadaf (PV), vice-presidente da CMU Renivaldo Nascimento (PSDB), que está como suplente da vereadora membro titular, Maria Avalone (PSDB), e a gerente de sustentabilidade do Sindiprev, Priscila Gurgel.