NOTÍCIAS
OPERAÇÃO SHAMAR
05-09-2025 | 08:26hs
Em 35 dias Polícia Civil prende 484 homens por violência doméstica em MT

Os números são referentes as ações policiais intensificadas no período de 1º de agosto à 04 de setembro deste ano

Polícia

Radar Urgente - Redação

Foto: Assessoria

A Operação Shamar, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso entre 1º de agosto e 4 de setembro, resultou na prisão de 484 homens e condução de 260 suspeitos às delegacias em ações de enfrentamento à violência doméstica, familiar e ao feminicídio. A força-tarefa mobilizou 1.081 policiais civis em Cuiabá, região metropolitana e municípios do interior do Estado.


Ao longo dos 35 dias de atuação, foram realizadas 1,1 mil diligências, 2 mil vítimas receberam atendimento e mais de 250 denúncias foram verificadas. Entre os presos, 366 foram em flagrante, 90 por ordem preventiva, além de prisões por pensão alimentícia e apreensão de 19 menores. A operação também retirou de circulação 60 armas de fogo e 295 munições.


No mesmo período, a Polícia Civil registrou 1.695 boletins de ocorrência com base na Lei Maria da Penha, instaurou 1,4 mil inquéritos, solicitou 1.352 medidas protetivas e concluiu 831 investigações com autoria identificada. Os números reforçam a intensidade do trabalho desenvolvido no combate à violência contra mulheres em Mato Grosso.


As ações também tiveram caráter educativo, com a realização de 459 palestras que alcançaram mais de 18 mil pessoas, 91 panfletagens que atingiram cerca de 9,2 mil cidadãos e a publicação de 82 conteúdos em redes sociais, impactando mais de 51 mil internautas. As atividades ocorreram em escolas, empresas, órgãos públicos e comércios, tanto na capital quanto no interior.


Segundo a coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Polícia Civil, delegada Mariell Antonini, a operação demonstrou a importância da integração entre órgãos de proteção e da mobilização da comunidade. A Shamar é uma ação nacional, realizada em todos os estados e no Distrito Federal no mês de agosto, dentro da campanha “Agosto Lilás”, que reforça a conscientização e o combate à violência doméstica.